Aquarela

terça-feira, 21 de agosto de 2012

X FEIRA MUNICIPAL DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

APRESENTAÇÃO E.M.E.F. VILA GROPP

APRESENTAÇÃO E.M.E.F. VILA GROPP



DECLARA ABERTA: PREFEITO BRAZ BILCK

STANDER E.M.E.F. VILA GROPP
ALUNAS: GABRIELI E LAURA

STANDER E.M.E.F. RIBEIRÃO MATILDE
ALUNAS: JANINE E LARISSA


STANDER E.M.E.F. RIBEIRÃO MATILDE
ALUNOS: TIAGO E VITOR


STANDER E.E.B. "DR. FREDERICO ROLLA
ALUNOS: LUIS FERNANDO E JAQUELINE


STANDER E.E.B. "DR. FREDERICO ROLLA
ALUNOS: GABRIELA E VINÍCIUS  


STANDER E.E.B. "DR. FREDERICO ROLLA
ALUNOS: MARIA LAURA E ANA CAROLINA 


STANDER E.E.B. "DR. FREDERICO ROLLA
ALUNOS: LUCAS E THALLES


MEDALHAS

PREMIAÇÃO "DESTAQUE"


 PREMIAÇÃO "DESTAQUE"

PREMIAÇÃO "DESTAQUE"

PREMIAÇÃO "DESTAQUE"

PREMIAÇÃO "PARTICIPAÇÃO"

PREMIAÇÃO "DESTAQUE"
ALUNAS: PAOLA E CARINA

PREMIAÇÃO "PARTICIPAÇÃO"
ALUNOS: KETLIN E RAMON

PREMIAÇÃO "DESTAQUE"
ALUNAS: BARBARA E MILENA

PREMIAÇÃO "DESTAQUE"
ALUNAS: MARCELA E DANIELA

PREMIAÇÃO "PARTICIPAÇÃO"

PREMIAÇÃO "DESTAQUE"

PREMIAÇÃO "DESTAQUE"
ALUNOS: BRUNO E TAÍS

PREMIAÇÃO "DESTAQUE"

PREMIAÇÃO "PARTICIPAÇÃO"

FIM

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ATALANTA ESTÁ ENTRE OS MUNICÍPIOS COM O IDEB MAIS ALTO EM SC

CLIQUE NO LINK E CONFIRA:

http://www.clicrbs.com.br/pdf/13839021.pdf

O Ideb, que varia de 0 a 10, é uma combinação entre taxa de aprovação e desempenho de estudantes em avaliações de português e matemática. Ele é medido a cada dois anos. O Estado passou de 4,7 para 4,9 nos anos finais do fundamental e de 4,1 para 4,3 no ensino médio. 

Mas foi nos anos iniciais do fundamental que SC mais avançou. O índice de 5,8, o segundo mais alto do país, era de 5,2 em 2009, quando ficava em quinto. O índicador ainda superou a meta projetada pelo MEC para o Estado, de 5,2. 

O que Ideb?
— O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos, foi criado em 2007 para medir a qualidade das escolas e das redes de ensino no Brasil.

— Ele é calculado com a combinação de dois conceitos educacionais importantes: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abano) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para para as demais disciplinas do currículo escolar.
— As provas que avaliam os estudantes são a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
— O Saeb avalia, por amostragem, alunos da 4 ª série (5º ano) e 8 ª série (9 º ano) do ensino fundamental e do 3 º ano do ensino médio, em matemática e português, de escolas públicas e particulares.
— A Prova Brasil é um exame nacional de português e matemática aplicado à 4 ª série ( 5 º ano) e à 8 ª série (9 º ano) de escolas públicas.
—  Em uma escala que vai de zero a 10, os resultados do Ideb ficam no site do Ministério da Educação (http://ideb.inep.gov.br/), disponíveis para qualquer pessoa.
— A meta do Plano de Desenvolvimento da Educação é que o Ideb do Brasil seja 6 em 2022. Esta média é um padrão definido como aceitável para os membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o clube das 34 nações mais desenvolvidas.
Para que serve? 
— Com os resultados, o governo determina metas para a educação e planeja a distribuição de recursos. Além disso, diretores e professores ficam sabendo como está o trabalho e podem promover mudanças. Eles têm como ver o resultado da turma e analisar em que nível de aprendizado os estudantes se encaixam. Para cada nível, o MEC sugere o assunto que o aluno deveria dominar.

Como os pais devem acompanhar o Ideb?— Pela internet os responsáveis podem olhar se o desempenho da escola do filho melhorou, estagnou ou piorou. Se o índice está baixo, é preciso questionar quais são medidas que a escola está tomando, para reverter o quadro.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

FELIZ DIA DOS PAIS


Oficina Arte , Música e Teatro- município de Atalanta



Nos dias 16 e 17 de julho primeira semana do recesso escolar os professores da Rede Municipal de Atalanta participaram de uma Oficina de Formação com o Tema “Arte , Música e Teatro” A oficina foi trabalhada pelas extensionistas da Epagri:  Arlete Luiza Boos – Extensionista Rural Epagri – Pedagoga -Escritório local Witmarsum e Leonir Claudino Lanznaster – Extensionista Rural – Epagri, Pedagoga – Responsável Regional pelo Programa Gestão Social do Ambiente. Gerência Regional de Rio do Sul.
Os principais objetivos foram:  a reflexão sobre as problemáticas ambientais regionais; Propiciar momentos de criação a partir do teatro construindo o roteiro, os personagens, o cenário e socializar através da dramatização.
A partir da discussão sobre alguns conceitos relacionados aos temas sócio-ambientais a proposta é refletir, sobre as questões ambientais locais, chegando à identificação das problemáticas.
Para tanto, busca-se trabalhar um fazer pedagógico, que conjuga a aprendizagem a partir da vida cotidiana. Para que a aprendizagem promova mudanças faz-se necessário conhecer e discutir a realidade local.
Para Gutierrez & Prado (1999) promover significa: facilitar, acompanhar, possibilitar, recuperar, dar espaço, compartilhar, inquietar, problematizar, relacionar, reconhecer, envolver, comunicar, expressar, comprometer, entusiasmar, apaixonar-se, amar. Portanto, é compromisso de cada um, na melhoria da qualidade do meio ambiente e conseqüentemente da vida de todos.
A mudança de comportamento em busca da melhoria da qualidade do meio ambiente se dá a partir do envolvimento das pessoas. Só ocorre o envolvimento quando é compreendido e interiorizado o significado da mudança na nossa vida. Através das emoções, dos sentimentos, podemos mobilizar as pessoas uma possível transformação social. Para alcançar esses propósitos utiliza-se a oficina e o teatro.
Por meio da oficina, considerada um espaço físico/temporal, onde não há chefes e sim uma ou mais pessoas que decidem oportunizar momentos de criação e trocas de saberes (Silveira, 1997), podemos possibilitar a criatividade, a diversão, descontração e a sensibilização interagindo a vida e a arte.
Foi um momento muito importante para os professores da Rede Municipal de Atalanta, pois Atalanta já vem desenvolvendo e se destacando no âmbito da Educação Ambiental e este suporte pedagógico só vem ao encontro da Proposta das Unidades de Educação que é proporcionar uma educação de qualidade e comprometida com  a qualidade de vida e a preservação ambiental.