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http://www.clicrbs.com.br/pdf/13839021.pdf
O Ideb, que varia de 0 a 10, é uma combinação entre taxa de aprovação e desempenho de estudantes em avaliações de português e matemática. Ele é medido a cada dois anos. O Estado passou de 4,7 para 4,9 nos anos finais do fundamental e de 4,1 para 4,3 no ensino médio.
Mas foi nos anos iniciais do fundamental que SC mais avançou. O índice de 5,8, o segundo mais alto do país, era de 5,2 em 2009, quando ficava em quinto. O índicador ainda superou a meta projetada pelo MEC para o Estado, de 5,2.
http://www.clicrbs.com.br/pdf/13839021.pdf
O Ideb, que varia de 0 a 10, é uma combinação entre taxa de aprovação e desempenho de estudantes em avaliações de português e matemática. Ele é medido a cada dois anos. O Estado passou de 4,7 para 4,9 nos anos finais do fundamental e de 4,1 para 4,3 no ensino médio.
Mas foi nos anos iniciais do fundamental que SC mais avançou. O índice de 5,8, o segundo mais alto do país, era de 5,2 em 2009, quando ficava em quinto. O índicador ainda superou a meta projetada pelo MEC para o Estado, de 5,2.
O que Ideb?
— O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos, foi criado em 2007 para medir a qualidade das escolas e das redes de ensino no Brasil.
— Ele é calculado com a combinação de dois conceitos educacionais importantes: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abano) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para para as demais disciplinas do currículo escolar.
— O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos, foi criado em 2007 para medir a qualidade das escolas e das redes de ensino no Brasil.
— Ele é calculado com a combinação de dois conceitos educacionais importantes: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abano) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para para as demais disciplinas do currículo escolar.
— As provas que avaliam os estudantes são a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
— O Saeb avalia, por amostragem, alunos da 4 ª série (5º ano) e 8 ª série (9 º ano) do ensino fundamental e do 3 º ano do ensino médio, em matemática e português, de escolas públicas e particulares.
— A Prova Brasil é um exame nacional de português e matemática aplicado à 4 ª série ( 5 º ano) e à 8 ª série (9 º ano) de escolas públicas.
— Em uma escala que vai de zero a 10, os resultados do Ideb ficam no site do Ministério da Educação (http://ideb.inep.gov.br/), disponíveis para qualquer pessoa.
— A meta do Plano de Desenvolvimento da Educação é que o Ideb do Brasil seja 6 em 2022. Esta média é um padrão definido como aceitável para os membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o clube das 34 nações mais desenvolvidas.
Para que serve?
— Com os resultados, o governo determina metas para a educação e planeja a distribuição de recursos. Além disso, diretores e professores ficam sabendo como está o trabalho e podem promover mudanças. Eles têm como ver o resultado da turma e analisar em que nível de aprendizado os estudantes se encaixam. Para cada nível, o MEC sugere o assunto que o aluno deveria dominar.
Como os pais devem acompanhar o Ideb?— Pela internet os responsáveis podem olhar se o desempenho da escola do filho melhorou, estagnou ou piorou. Se o índice está baixo, é preciso questionar quais são medidas que a escola está tomando, para reverter o quadro.
— Com os resultados, o governo determina metas para a educação e planeja a distribuição de recursos. Além disso, diretores e professores ficam sabendo como está o trabalho e podem promover mudanças. Eles têm como ver o resultado da turma e analisar em que nível de aprendizado os estudantes se encaixam. Para cada nível, o MEC sugere o assunto que o aluno deveria dominar.
Como os pais devem acompanhar o Ideb?— Pela internet os responsáveis podem olhar se o desempenho da escola do filho melhorou, estagnou ou piorou. Se o índice está baixo, é preciso questionar quais são medidas que a escola está tomando, para reverter o quadro.
(Fonte: Jornal A Notícia: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18§ion=Geral&newsID=a3853016.htm)
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